terça-feira, 8 de maio de 2012

Genéricos representam mais de 25% das vendas de medicamentos



A participação dos genéricos no mercado de medicamentos do Brasil superou os 25% no primeiro trimestre de 2012. O resultado, o maior desde que foram iniciadas as vendas destes produtos, consolida o sucesso dos genéricos, ideia implementada por Fernando Henrique Cardoso e José Serra na década passada.

Os genéricos trazem mais economia aos cidadãos e também à rede pública de saúde. Segundo dados da indústria farmacêutica, os brasileiros economizaram R$ 26,7 bilhões desde 2001, quando teve início a comercialização, até os dias atuais. A venda levou também à queda de preço dos remédios “com marca” – a redução foi de 30%, de acordo com números do mercado.

Para o deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB-MG), os medicamentos genéricos representam uma revolução na saúde pública. “As pessoas passaram a ter acesso também à possibilidade de um atendimento completo. Antes, muitos tratamentos eram interrompidos por falta de medicamentos”, afirmou.

O parlamentar acrescenta que o comércio expressiva dos genéricos é a comprovação de que a população tem confiança nesses produtos. “Logo que foram lançados, assistimos a uma campanha velada que tinha como objetivo prejudicar a sua imagem. Conseguimos superar isso. Hoje os medicamentos são consumidos por cidadãos de todas as classes sociais”, disse.

Próximos passos
Eduardo Barbosa acredita que a próxima meta está na ampliação de remédios com essas características. O deputado explica que muitos medicamentos de uso contínuo, fundamentais para o tratamento de diversas doenças, não foram incluídos no sistema.

“Falta ousadia ao governo federal para ampliar essa oferta. A ousadia que José Serra, o melhor ministro da Saúde das últimas décadas, teve quando implantou o projeto”, declarou.

Fonte/Autor: Agência PSDB, Notícias

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